Quinzena da Ciência e Tecnologia promove cultura científica em todo o arquipélago dos Açores.
OMA em Santa Maria no âmbito na Quinzena da Ciência e Tecnologia
publicado a 16 de Novembro de 2018
O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala a 24 de novembro, vai promover a realização de uma Quinzena da Ciência e Tecnologia, com atividades em todas as ilhas do arquipélago.

A Quinzena da Ciência e Tecnologia, que decorre entre 15 e 30 de novembro, conta com iniciativas que se destinam maioritariamente a um público em idade escolar, incluindo exposições, palestras e a exibição de uma peça de teatro. O Observatório do Mar dos Açores desloca-se à ilha de Santa Maria juntamente com o Observatório do Ambiente dos Açores, com atividades relacionadas com os animais marinhos, o óleo de cachalote, cristalografia e sais de banho. No Faial destaca-se a organização do Encerramento da Campanha SOS Cagarro 2018, este ano com a entrega dos Prémios Cagarro d’Ouro.

A Quinzena da Ciência e Tecnologia, que conta com a parceria da rede de centros de Ciência da Região, tem como objetivo divulgar o que de melhor se faz no que respeita à cultura científica nos Açores, bem como apelar a uma maior consciencialização para a importância do papel do cientista, da defesa da biodiversidade e da preservação do meio ambiente para o futuro da Humanidade. O Dia Nacional da Cultura Científica, assinalado a 24 de novembro, foi oficialmente instituído pelo antigo Ministro da Ciência e Tecnologia, José Mariano Gago, em 1996, numa homenagem ao nascimento de Rómulo de Carvalho, professor, investigador e autor de livros de divulgação científica.