OMA entra em 2019 com a II Maratona Luso-Americana de Leitura da obra “Moby Dick” de Herman Melville.
Faial participa na maratona de leitura de “Moby Dick”
publicado a 07 de Janeiro de 2019
O Observatório do Mar dos Açores e a escola Secundária Manuel de Arriaga participaram pela segunda vez na Maratona Luso-Americana de leitura da adaptação da obra Moby Dick, escrita por Pedro Alves e Tiago Patrício para o New Bedford Whaling Museum especificamente para este evento. A leitura decorreu no sábado dia 5 de janeiro a partir das 19h na Fábrica da Baleia em simultâneo com o Museu da Baleia de New Bedford, o Museu de Angra na Terceira e o CHAM da Universidade Nova em Lisboa. O patrocínio da PT Empresas, através de um acesso MEO FIBRA 200, permitiu a ligação em teleconferência com estes parceiros.

Durante a tarde, teve lugar a peça “Papéis há muitos” de Carolina Parreira, que abordou o tema da obra de Melville numa perspectiva criativa e crítica.

Na sexta feira anterior, foram também dinamizadas atividades junto da comunidade escolar da Escola Secundária Manuel de Arriaga, começando com a peça “Papéis há Muitos”, passando por uma exposição de bibliografia da temática e a actividade “À descoberta do nosso Mar”, terminando com a leitura da adaptação da obra Moby Dick em simultâneo com a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira na ilha do Corvo.

Esta é 23.ª maratona a ter lugar no New Bedford Whaling Museum, sendo o quarto ano em que é feita paralelamente uma leitura da obra em língua portuguesa, na Galeria do Baleeiro Açoriano, envolvendo a comunidade emigrante residente na costa leste dos Estados Unidos.